05 fevereiro, 2007

REUNIÃO NO BLOCO

Apesar do triste espectáculo que foi ver uma plateia cheia de condóminos, interessados e motivados para a resolução dos problemas dos JSB, ser impossibilitada de deliberar, sobretudo por falta de comparência da SGAL, venho-me convencendo que o adiamento, desde que devidamente aproveitado, pode possibilitar uma maior participação dos condóminos e, talvez mais do que isso, uma participação mais organizada e, portanto, mais esclarecida e consequente.

Sendo certo que a Assembleia Geral é o local por excelência para apresentar, discutir e deliberar sobre as alternativas que se colocam no âmbito da gestão do condomínio, verifica-se frequentemente que não é o melhor local para concertar posições e obter esclarecimentos sobre as questões em análise; a hora é tardia, o tempo é curto, os intervenientes são numerosos, as condições físicas do espaço não são as melhores, etc. E quanto maior é o número de questões a tratar, mais difícil se torna a gestão da reunião.

Uma forma de minimizar o impacto destes factores seria promover a discussão dos diversos temas que se perspectivam para a Assembleia antes desta ocorrer, de preferência em grupos de menor dimensão de forma a potenciar o diálogo e a troca de pontos de vista. Talvez por esta via fosse possível atingir mais rapidamente o âmago das questões e, dessa forma, antecipar consensos.

Dada a organização do empreendimento em blocos, estes seriam as unidades de aglutinação naturais. Não só estamos mais próximos dos nossos vizinhos como estamos mais perto de defender aquilo que nos defende conjuntamente, pelo que reunirmo-nos para debater as questões que afectam o nosso bloco resulta um exercício bastante eficiente para o conhecimento mútuo e a criação de um espírito de grupo.

Mais, este(s) encontro(s) facilitaria(m) e legitimaria(m) a escolha do(s) representante(s) dos blocos junto da Administração, uma decisão que os condóminos deverão querer tomar de forma esclarecida e não arbitrária – mais uma vez, são os seus interesses que estão em jogo.

Tendo por objectivo a discussão dos temas da Assembleia e por justificação as razões acima apontadas, o bloco B4 vai realizar esta semana uma reunião informal, aberta aos condóminos do bloco, que se espera vir a ser proveitosa.

Sugiro aos restantes condóminos, dos restantes blocos, a realização de iniciativas similares. Tenho a certeza que, no mínimo, vão gostar de saber o que pensa o vizinho do lado.