02 janeiro, 2007

EM JEITO DE BALANÇO I

Ano novo, desejos antigos.

Agora que as festas já lá vão, ou quase, e que voltamos a reservar algum estômago para os desafios do quotidiano, vale a pena atentar em alguns pontos relacionados com a alta.

Como por exemplo o esforço da SGAL em mostrar que não andou a dormir durante 2006. Aproveitando o fim do ano, a promotora brinda-nos com 2 notícias, em jeito de balanço.

Na primeira, dedicada à evolução dos equipamentos, começa por ser preocupante perceber que as turras com a CML continuam, pois só assim se compreende o parágrafo de arranque: "Apesar das dificuldades resultantes dos atrasos no cumprimento dos prazos contratuais por parte da CML, muitos projectos de relevo continuam a ser concretizados pela SGAL(...)". Nós agradecemos mas fica a dúvida se a menção "elogiosa" se deve apenas a um arrufo de namorados que transita para 2007 ou se vamos assistir na primeira fila a um divórcio de consequências incertas.

Extensão do Centro de Saúde da Alta de Lisboa, Centro de Apoio aos Refugiados, Centro de Dia, Esquadra da PSP, Pista de Atletismo, estão concluídos ou a ser construídos a bom ritmo. Ainda bem. Pena é que não sejam avançadas datas para o início de funcionamento. Mas também se percebe - depois dos desacertos passados, mais vale prevenir. Por outro lado, alguns destes projectos, senão todos, dependem da CML, pelo que o tópico datas poderia conduzir a novas referências à eficácia da câmara, o que já soaria a crónica de maldizer. Elogia-se a contenção.

Quanto a projectos, está aprovado o ATL e Jardim-de-infância do Centro Social da Musgueira e foi efectuado um pedido de informação relativo ao Centro Cultural da Alta, desconhecendo-se datas para o início da construção do primeiro e as próximas etapas do segundo.

Na segunda notícia, dedicada à requalificação do espaço público, podemos conhecer algumas das obras efectuadas. Entre estas, conta-se a "plantação de árvores e o tratamento de arranjos na Av. Eng. Krus Abecassis e na Praça Central dos Jardins de S. Bartolomeu", que se presume ser a Praça Norte já que a Sul é da competência da CML e... bem, já todos sabemos o que isso quer dizer.

Também a zona envolvente das recentemente construídas moradias destinadas aos residentes no actual Bairro de Calvanas, está a ser objecto de arranjos. Com boa vontade e uma pontinha de sorte, os futuros moradores já poderão desfrutar de boa sombra quando finalmente puderem entrar no seu novo bairro, lá para 200?.

Quase no fim, ficamos a saber que "a rotunda junto à Carris está a sofrer melhorias tendo em vista a preparação dos trabalhos do Eixo Central". Fica apenas a dúvida sobre que melhorias, para que preparação e o que se entende por trabalhos. Prazos também não há.

Menos mal, a notícia acaba com uma nota positiva, "foi finalmente autorizada pela CML a abertura da Rua H-1, que confronta a Quinta das Conchas e se estende ao longo de toda a Quinta, criando condições para que mais uma zona urbana requalificada na Alta de Lisboa possa ser usufruída."

Talvez seja mesmo um arrufo...